sábado, 24 de janeiro de 2015

24 de janeiro de 2015

Hoje escolhi o vestido.
Quando há cerca de seis meses fui pedida em casamento já tinha uma conta no pinterest. Pouco tempo depois, quando escolhemos a quinta ("simples", "campestre", "alternativa"), foi lá que comecei a procurar vestidos. Queria-os assim: simples e campestres. Selecionei logo o meu favorito e não mais o esqueci. Andou no meu telemóvel, circulou em emails restritos e em mensagens para um ou dois amigos. Fui tendo muito vontade de o partilhar à mesa, nos nossos jantares a dois. Contive-me.
Em dezembro achei ser altura de o procurar a sério - e receei não o conseguir encontrar. Pensei que talvez fosse necessário fazê-lo de raiz, para mim, de propósito. Recorri a um ateliê que sigo há já algum tempo, acompanhada pela mãe e irmãs. Apresentei ideias, ouvi conselhos, respondi a perguntas. Mas foi preciso provar alguns, ter a certeza de que o que queria me ficaria bem. Então fomos as quatro, loja após loja.
- Queria assim como este - e mostrava a imagem no telemóvel.
- Hum...não. Temos este assim - diziam, apontando um bem diferente - mas assim como procura não. Mas sabe, hoje em dia com a internet as pessoas vêm com ideias muito fixas que muitas vezes nem lhes ficam bem.
Sorrio - de forma forçada. Passamos à próxima. Entramos e a funcionária que se dirige a nós faz-nos viajar ao passado. Mostro a imagem - mais uma vez - e vejo o que me traz. Brilha. Brilha por todos os lados. Mas se me esforçar, se me esforçar a sério, talvez consiga ver apenas o que está por baixo. Foi preciso experimentar dois para me ver com uma parte de cima e com uma parte de baixo semelhante - um pouquinho - ao que procurava. Mas ao olhar-me ao espelho não me emocionei nem um pouco. No final a minha mãe estava a dar o meu contacto e eu, ao completá-lo, talvez me tenha enganado num número ou outro.
Hoje voltei ao ateliê para escolher entre três.
Hoje escolhi o vestido. E os tecidos. E foi confuso. Confuso porque inicialmente me pareceram todos iguais. Com remate ou sem, mais branco ou menos branco - igual. Valeu-me a experiência da P., um brilhozinho cá dentro e a opinião das manas e da mãe. Fiz a depilação à pressa esta manhã e afinal as medidas foram tiradas sobre a roupa.
Esta semana tivemos um encontro com o padre. De amanhã a seis meses casamos. Hoje escolhi o vestido. Está a tornar-se real.

1 comentário:

  1. Que giro! Fizeste-me lembrar a altura em que escolhi o meu vestido (pareceu-me agora que foi ontem mas passaram quase 20 anos...). Também tinha uma ideia fixa do que queria mas também me aconselharam a experimentar alguns antes de o mandar fazer! Foi engraçado, as funcionárias da loja fizeram-me experimentar sei lá quantos vestidos, diziam que eu parecia modelo!!! Saí de lá directa para uma costureira, pelos preços e pela minha ideia fixa!!! Beijinhos

    ResponderEliminar