sábado, 14 de outubro de 2017

14 de outubro de 2017

Quando decidi que o queria foi preciso negociar, fazer compromissos. Ouvi-a dizer
- Queres tudo ao mesmo tempo!
Mas não hesitei. E consegui convencer quem era preciso.
Era pequenino e agora é enorme. Pesava 5 Kg, agora pesa 30.
Durante o primeiro mês não pôde ir à rua e havia constantemente três resguardos em casa que era preciso trocar - com sorte. Aprendeu depressa. Hoje rimo-nos quando pensamos nas noites em que acordávamos e sabíamos que havia um presente algures. Perdemos a conta ao número de vezes em que trocámos de esfregona.
Quando veio cá para casa, as obras tinham terminado há pouco mais de um mês. Passados dois meses, percebemos que já conseguia abrir todas as portas. Desde aí, são fechadas à chave. O caixote do lixo também.
Treinámos durante dois meses numa escola, esteve na boca de um bull terrier pelo menos uns cinco minutos e escapou quase ileso, embora por pouco não me matasse do coração.
Os meus braços e pernas andaram negros durante alguns meses, com dentadas que não paravam. E era só comigo que fazia isso, uma e outra vez, repetidamente, sem pré aviso.
Foi a uma consulta de comportamento - uma espécie de psicoterapeuta para cães - e teve uma PT. Sim, ele teve uma PT e isso mudou a nossa vida - desde a primeira semana. Mas quando os meus braços e pernas deixaram de ser mordidos destruiu o sofá, roeu uma ficha elétrica, destruiu uns carrera novos em folha e a nossa casa encheu-se de pimenta por todos os cantos suscetíveis de serem destruídos.
Na rua fazia birras no chão sempre que o contrariávamos. Não era grave com 10 Kg, com 30 já era um pesadelo.
Enchi-o de brinquedos que o mantivessem ocupado, que o estimulassem. Alimentei-o com a melhor ração e reduzi a dose quando ficou gordo. Corri para o veterinário e fui das primeiras utilizadoras da Saúde Animal.
Descobriu o amor muito cedo e apaixonou-se tantas vezes e com tanta intensidade que foi preciso cortar a questão pela raiz.
Em treze meses só dormiu fora duas noites.
Acorda às 6h10 todos os dias - ou antes - não importa se é dia útil ou não. E mia, todas as manhãs.
Enquanto crescia, nestes treze meses que já passaram, ocupou-me os dias. Encheu-me de preocupações. Enchi-o de mimos. Crescemos juntos.
Somos uma família. 

1 comentário: